sábado, 21 de agosto de 2010

Em qual “Caverna” você está vivendo?


“Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele”.1 Samuel 22.1

“Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?” 1 Reis 19.9

Qual a semelhança nesses dois versículos? A “Caverna” onde serviu de refúgio!

Nos tempos antigos os povos habitavam em cavernas, pois lhes ofereciam abrigo e segurança, no entanto, não podia lhes dar nenhum conforto. Depois de um enfadonho dia de trabalho não tinham um travesseiro para descansar sua cabeça e sim, pedras.
Mas para que serve as cavernas hoje? Para nada. Os povos evoluíram e agora tem suas casas e não precisam mais de cavernas, entretanto, existem muitas pessoas que se escondem e que constroem suas próprias cavernas e ali ocultam sentimentos que não conseguem ou não querem se livrar. Estão presos em seus próprios erros e não encontram mais forças nem coragem para enfrentar seus medos e desafios da vida.
Passam então a viver isolados, com o semblante caído, com os corações mergulhados em sentimentos que os levarão cada vez mais para o interior das cavernas, e nelas se encontram o medo, o fracasso, a depressão e o desânimo, é um verdadeiro abismo. Não sentem mais alegria de viver e alguns chegam ao ponto de tirar sua própria vida, pensando que vão se livrar da grande dor dos seus erros, das conseqüências do seu passado. Existem, ainda, aqueles que para disfarçarem suas dores se entregam ao mundo das drogas, mergulhando ainda mais na desesperança e solidão de uma vida, que para muitos não tem mais volta.
Mas quantos de nós já nos sentimos numa caverna um dia? Ao invés de lutarmos nos trancamos na esperança de que tudo vai passar. Quantos se entregam a solidão por uma perda ou frustração, por falta de compreensão, por palavras que fazem feridas profundas e cada vez que lembram ficam mais difíceis de curar, mas nessa hora, Jesus lhe oferece um refrigério, um bálsamo para suas dores, a cura para suas feridas. Ele lhe estende suas mãos e lhe diz: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: não temas, eu te ajudarei” Isaías 41. 13.
Acredite, você sairá desse lugar que te sufoca e que não te trás nenhuma luz. Saia da caverna, aí não é o seu lugar!


Sharles Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário